geral@adpbeja.pt  - (+351) 937328511

RESUMO DA CONFERÊNCIA

Esta intervenção, em que se aborda o Alentejo agrícola e rural, de finais do século XIX até 1974, vai desdobrar-se pelos seguintes pontos: o fim dos incultos, o protecionismo e a Campanha do Trigo; os campos do latifúndio (economia, condições de vida dos trabalhadores e o poder local/regional); do latifúndio ao capitalismo agrário (êxodo dos anos sessenta, tecnologias, o regresso dos incultos e o poder local/regional); da luta pela terra à luta pelas condições de vida e por melhores salários; nas vésperas do 25 de Abril.

NOTA BIOGRÁFICA

Professor catedrático aposentado do Instituto Superior de Agronomia/Universidade de Lisboa. Principais áreas de trabalho: dinâmicas socioeconómicas do espaço rural; critérios de gestão da propriedade florestal e história das políticas agrárias.

A adpBEJA vai realizar a Conferência “A Montra de Beja – As Escavações da Rua do Sembrano” na tarde de Sábado, dia 16 de Março, pelas 15h no Centro UNESCO.

Após uma pequena apresentação, a cargo do Prof. Florival Baiôa e do Arqueólogo Miguel Serra, duas das arqueólogas responsáveis pelas escavações, Susana Correia e Carolina Grilo, falarão sobre os antecedentes e histórico do Projecto da Rua do Sembrano e sobre as ocupações humanas do local. Seguir-se-á um pequeno debate com moderação de Miguel Serra e uma visita guiada Núcleo Museológico da Rua do Sembrano conduzida pelas duas oradoras.

O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano abriu ao público em 2007, sendo uma das principais atracções turísticas da cidade. Representa também um novo olhar sobre a história de Beja e sobre ocupação romana da região, que se julgava mais recente.

Esta é uma oportunidade única para descobrir e ficar a conhecer um pouco mais sobre Beja e sobre o Núcleo Museológico do Sembrano.

O Programa de Educação Patrimonial “Beja – Cidade de Milénios” promovido pela Câmara Municipal de Beja juntamente com a adpBEJA visa proporcionar à população uma imagem do património local, numa lógica de maior interacção com a população, a sua sensibilização, preservação e conhecimento. Pretendo que a população visada seja, ela própria, a futura divulgadora das suas heranças culturais, junto de outras populações visitantes.

Ler mais: Educação Patrimonial - Beja Cidade de Milénios

Depois do processo de restauro vai ser inaugurado o Forno Comunitário da Tí Bia Gadelha. Com o apoio da União das Freguesias de São João Baptista e Santiago Maior e da Câmara Municipal de Beja foi possível devolver à comunidade o antigo Forno da Tí Bia Gadelha. A doação deste imóvel à adpBEJA por parte dos seus proprietários, o Dr. Pedro Torres e a Drª Vera Torres, permitiu que depois de muitos anos à chuva e ao vento o forno voltasse a trabalhar.

 No próximo dia 23 de Novembro, no espaço do Núcleo Museológico do Sembrano, vai ter lugar a Conferência: A comemoração da Vida e da Morte: um conjunto excecional em Pax Iulia. Com a participação de Filomena Barata (Museu Nacional de Arqueologia - Direção Geral do Património Cultural) e Miguel Serra (Palimpsesto, Estudo e Preservação do Património Cultural, Lda.)

Ler mais: Conferência: A comemoração da Vida e da Morte

adpBEJA no Facebook