geral@adpbeja.pt  - (+351) 937328511

VISITA DE CAMPO - CENTRO EXPERIMENTAL DE EROSÃO DE SOLOS DE VALE FORMOSO

Consulte aqui os eventos promovidos pela adpBEJA e seus parceiros. Apareça. É sempre bem vindo e Beja agradece!

VISITA DE CAMPO - CENTRO EXPERIMENTAL DE EROSÃO DE SOLOS DE VALE FORMOSO Eventos adpBeja

2023/05/20
2023/05/20
Já Terminou

CENTRO EXPERIMENTAL DE EROSÃO DE SOLOS DE VALE FORMOSO

VISITA POR MARIA JOSÉ ROXO (Geógrafa)

O Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso (CEEVF), propriedade do Estado e instalado na Herdade de Vale Formoso (concelho de Mértola) desde finais da década de cinquenta do séc. XX, tem a sua atividade centrada no estudo da conservação do solo, tema importante na época em virtude da chamada Campanha do Trigo do Estado Novo.

Possui um laboratório, um conjunto de parcelas experimentais com diferentes características e equipamentos que medem a escorrência superficial da água da chuva e das partículas de solo arrastadas fornecendo, assim, importante informação para o estudo da erosão hídrica do solo.

O facto de funcionar ininterruptamente desde a sua fundação faz com que possua um conjunto significativo de dados, fazendo deste um importante Centro de referência a nível mundial para o estudo da erosão e da desertificação.

A Herdade de Vale Formoso teve inicialmente a designação de «Campo Experimental de Vale Formoso», o qual foi inaugurado em 22 de fevereiro de 1930. Mira Galvão, engenheiro agrónomo pertencente à Brigada Técnica da XIV Região - Beja, foi o responsável pela escolha da localização, instalação e desenvolvimento de atividades agrícolas inovadoras. Deixou um importante espólio fotográfico, referente às práticas agrícolas desenvolvidas nesta propriedade do Estado.

NOTA BIOGRÁFICA

Maria José Roxo, responsável científica do CEEVF, é Professora Catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA.

É coordenadora e investigadora em vários projetos nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com a Desertificação, as Mudanças Climáticas e as Catástrofes Naturais. É membro da Comissão Nacional de Combate à Desertificação e da Academia de Ciências de Lisboa.