A primavera chegou um pouco chuvosa, trazendo com ela um frio que parece cortar o tempo entre o inverno que não houve e o calor aconchegante de Março, mas nada faz parar uma das mais antigas tradições desta cidade de Beja e desta região… as Maias.
A deusa romana Maia antecipa a sua festa regando os campos já secos pela ausência de chuva que atormenta homens e animais, parecendo deixar florir de novo os campos de malmequeres, papoilas, giestas e outras flores que teimam em dar brilho e cor aos nossos campos. A alegria dos gritos e corridas das crianças nas ruas da cidade trajadas de branco e ornadas de flores silvestres virá no dia 11 de Maio, um sábado de sol, com muita animação e convidados especiais.
São dois mil anos de história. Uma história contada por crianças, pais e avós pedindo as boas colheitas e fortuna para os tempos menos produtivo do ano. Um tostãozinho para as Maias que não tem saia. Mas este ano convidaram os seus amigos, o Grupo de Danzas de Olivenza La Encina – Las Mayas de Olivenza, com os seus músicos. Juntamos os nossos amigos João Cataluna e os Meninos em Cante … e temos uma enorme festa, daquilo que os eruditos chamam património imaterial.
FESTA das MAIAS – 11 de Maio, a partir das 10,00 horas nas Portas de Mértola – BEJA
Inscrições na adpBEJA – Rua cap. João Francisco de Sousa nº32 - 1º BEJA, na internet através do link http://bit.ly/maias ou através do email geral[arroba]adpbeja.pt