O que significam os gestos das mãos das figuras religiosas?

Uma tradição retórica Greco-Romana Clássica sobrevive na iconografia Cristã.

Alguma vez se perguntou, enquanto olhava para uma figura religiosa, porque é que as figuras de Cristo e dos Santos apresentam determinados gestos com as mãos? Casa gesto tem um significado específico, mas não é surpresa nenhuma que nós não consigamos entende-los… Eles foram “escritos” em grego! Os clássicos Gregos e Romanos desenvolveram um código algo complexo de gestos com as mãos, que foi utilizado por ambos oradores e os retóricos de igual forma, enquanto estes davam discursos na ágora e no senado, durante as conversas privadas ou até nas salas de aula. Os gestos que acompanhavam a oratória eram de conhecimento público na altura. Ou seja, eram bastante comuns e entendidos por toda a gente. Mas não por nós. Por isso necessitamos de alguma ajuda para os decifrar.

 

Não surpreende o facto de que os primeiros pintores de figuras cristãs utilizassem este reportório de gestos nas suas pinturas sobre cristo, os santos e os anjos. Por exemplo, nas figuras da Anunciação, o Arcanjo Gabriel é geralmente representado com a mão levantada na mesma forma que os retóricos Romanos a levantavam quando anunciavam uma declaração importante. Ou seja, era o gesto que precedia o exórdio do seu discurso. Esta tradição estava tão enraizada na Roma antiga que este gesto pode ser observado nas imagens mais antigas representativas da Anunciação.

O significado destes gestos, associados à oratória clássica, é também a fonte dos motivos iconográficos mostrando Cristo levantando a Sua mão numa atitude de um orador clássico Romano ou Grego.

Contudo, este gesto de mãos possui ainda mais níveis de significado que merecem ser tidos em conta. Especialmente no caso da figura de Cristo, o simbolismo associado ao gesto das suas mãos é mais complexo.

Por princípio, em qualquer representação de Cristo (Bizantina, Católica ou Ortodoxa), a mão direita de Jesus é mostrada levantada numa postura de bênção. Este mesmo gesto é utilizado pelos padres para abençoar os crentes na liturgia, e por esta razão as figuras de santos que são do clérigo são representadas levantando a mão direita da mesma forma.

Na iconografia Grega ortodoxa, como na iconografia Cristã primitiva, o gesto da mão que abençoa forma as letras IC XC, uma abreviação da palavra Jesus (IHCOYC) Cristo (XPICTOC) em Grego, que inclui a primeira e a ultima letra de cada palavra. A mão que abençoa reproduz, por gestos, o nome de Jesus, o “Nome acima de todos os nomes”.

Para além de formar letras, o gesto de bênção feito por Cristo também transmite verdades doutrinárias. Os três dedos utilizados para representar o I e o X também representa a Santa Trindade, a Unidade de Deus em três pessoas, Pai, Filho e Espirito Santo. A aproximação do polegar e do dedo anelar não só forma a letra C, como também simboliza a Encarnação, a união do divino com o humano na pessoa de Cristo.

Por isso observe atentamente a próxima figura com que se deparar, esta terá mensagens a transmitir agora que você sabe o significado.

adpBEJA no Facebook

Apoios e Parcerias

A adpBEJA nas actividades que realiza conta com o precioso apoio das seguintes instituições, sem elas não seria possível desenvolver o nosso trabalho.