Festa do Azulejo é Referência a Nível Nacional

No passado dia 1 de Junho realizou-se em Beja a conferência internacional "Valor Social, Cultural, Económico e Político do Património Cultural", organizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com o apoio da CM Beja.

Entre os muitos pontos de interesse, destacamos a apresentação de Alexandre Pais (Direcção Geral do Património Cultural - Museu Nacional de Arte Antiga) pela relevância e proximidade em relação ao património cultural de Beja.

Alexandre Pais brindou os presentes com uma sessão intitulada "Potential of Portuguese Azulejos as Promotion Vector for Cultural Turism" (sim, as apresentações foram todas em inglês!), onde apontou as potencialidades de divulgação do património azulejar para a dinamização turística e cultural, utilizando como exemplo o caso de Beja. O autor foi então capaz de adaptar o tema à realidade local, exemplificando como Beja pode constituir-se como um ex-libris nacional no que diz respeito a este património tão português, mas que ao mesmo tempo nos liga a vários mundos.

Alexandre Pais começou por destacar a Festa do Azulejo, organizada pela adpBEJA, como um bom exemplo de uma actividade educativa e divulgadora, inspirada na riqueza do azulejo, e afirmando que esta terá todas as condições para crescer, tornando-se num evento de referência para a promoção desta arte.

Em seguida demonstrou como em Beja se reúnem condições únicas para "utilizar" o azulejo como factor diferenciador no âmbito do património cultural, por aqui se encontrar presente toda a história da azulejaria portuguesa, desde os exemplares importados e nacionais mais antigos conhecidos em Portugal e por ter sabido manter esta tradição até à actualidade. Mas também foram referenciados outros aspectos importantes, como a existência de alguns monumentos únicos ao nível deste património (ex: sala do capítulo do Museu Rainha D. Leonor), a existência de todas as técnicas e estilos de azulejo em vários pontos da cidade e o facto de existir uma certa tradição na sua investigação e dinamização, aspecto intimamente ligado ao papel da adpBEJA.

A pouca presença das gentes de Beja nesta conferência, limitando o impacto da apresentação de Alexandre Pais, justifica que se consiga futuramente realizar uma nova iniciativa sobre este tema.

 

Agradecimentos: Miguel Serra


adpBEJA no Facebook

Apoios e Parcerias

A adpBEJA nas actividades que realiza conta com o precioso apoio das seguintes instituições, sem elas não seria possível desenvolver o nosso trabalho.