A adpBEJA tem nos ultimos anos realizado vários eventos na cidade com o objectivo de dinamizar e preservar a memória colectiva da população local e atrair novos publico, nomeadamente de fora da cidade.

 

Arte Azulejar de Beja

Com a primeira edição no ano 2014, a Festa do Azulejo de Beja foi pioneira na celebração da Arte Azulejar em Portugal. Juntamente com o projecto SOS Azulejo, do Museu da Policia Judiciária, a adpBEJA organizou uma Festa com todas as crianças e jovens dos Agrupamentos de Escolas da cidade e de concelhos vizinhos, convidado-os a descobrir e preservar esta arte que em 2017 contabiliza 550 anos de história.
Datam de 1467 os primeiros azulejo importados de Valência para Portugal, e foi em Beja que pela primeira vez se utilizou este elemento na decoração de interiores. Talvez seja por isso que a Festa está para durar e se vai celebrar também noutras localidades. Tapetes de azulejos pintados pelos alunos de todos os ciclos, animação de rua, visitas guiadas, exposições e muito mais... para animar o mês de Maio.

 

Festa das Maias

2000 anos nos separam das primeiras celebrações pagãs dedicadas à Deusa Maia, mas em pleno século XXI é com a mesma pureza e alegria que as Maias de Beja anunciam a chegada da Primavera. Nas Portas de Mértola fazem questão de continuar com uma tradição que resistiu ao tempo, e pedem uma moedinha a quem passa pelo centro da cidade. Em troca um ramo de flores silvestres, apanhadas nos campos verdejantes que circundam a cidade. Dividida em dois dias, a Festa trás na sexta-feira as escolas ao centro da cidade e no sábado animam os Avós, Pais e os Netos os espectáculos musicais. As Maias trazem mais vida ao centro da cidade...

 

Conferências de Beja

A adpBEJA tem realizado todos os anos ciclos de conferências sobre os mais variados temas. Temas como a Maçonaria, a Guerra da Restauração, o Período Pós-Guerra Civil e as Invasões Francesas foram debatidos por nomes como o Dr. António Pires Ventura, a Dra. Maria Emília Salvado Borges e a Dra. Fátima Sá e Melo Ferreira. Em 2017 já estão agendadas mais 3 conferências que abordam as descobertas arqueológicas feitas nos últimos anos na região. Idade do Bronze, Idade do Cobre e Idade do Ferro, serão os períodos sobre os quais se irão debruçar estas 3 conferências, todas elas realizadas no auditório da Biblioteca Municipal. 23 de Maio, 8 de Junho e 22 de Junho são as datas a marcar no seu calendário...

 

Maratonas Fotográficas

A adpBEJA organizou em 2015 e 2016 maratonas fotográficas sob os temas "Arte Azulejar de Beja" e "Olhares sobre a Cidade" respectivamente. Mais de 50 amantes da fotografia participaram, uns mais credenciados do que outros, mas todos eles com muita vontade de descobrir e mostrar o património da cidade. O resultado foi magnifico, com fotografias de excelente qualidade, que nos ofereceram outros olhares, muitos deles desconhecidos, sobre a cidade. Foi possível ver o trabalho feito pelos fotógrafos em duas exposições na Casa da Cultura, que passaram também pelo edifício da EMAS, Vidigueira e Ovibeja.

Apoios e Parcerias

A adpBEJA nas actividades que realiza conta com o precioso apoio das seguintes instituições, sem elas não seria possível desenvolver o nosso trabalho.