No próximo dia 23 de Novembro, no espaço do Núcleo Museológico do Sembrano, vai ter lugar a Conferência: A comemoração da Vida e da Morte: um conjunto excecional em Pax Iulia. Com a participação de Filomena Barata (Museu Nacional de Arqueologia - Direção Geral do Património Cultural) e Miguel Serra (Palimpsesto, Estudo e Preservação do Património Cultural, Lda.)

Resumo:

Através deste tão frágil objecto de vidro de Época Romana, aparecido em Beja, num contexto funerário, falaremos da Vida e da Morte. Porque ele espelha a crença de uma vida para além da terrena, sendo, por isso, os defuntos acompanhados pelos objectos que afectivamente estavam ligados ou que simbolicamente os representavam. As uvas e o vinho são recorrentes na iconografia romana, quer em contexto funerário, a exemplo dos sarcófagos com esse tema, mas também em contexto dos Vivos. Estamos ainda agora em época em que se prova o vinho novo, que, na Cristandade, se centrou em S. Martinho, mas que remonta à Antiguidade, pois, os cortejos do antigo deus Baco que lhe antecedeu consagrava também a Fertilidade, através do vinho. E lembraremos ainda que, a par do azeite e do pão, o vinho faz parte da dieta mediterrânica que ainda nos caracteriza e que tem origens muito remotas.

 

Este ano a adpBEJA está presente na Rural Beja juntamento com a União das Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista. O stand conta com uma exposição de 4 fotografias de grande formato dedicadas ao património bem como um bloco expositivo relativo ao restauro do antigo forno comunitário da Ti Bia Gadelha. Poderá ficar a conhecer melhor a história do fabrico do pão, da descoberta do fermento até aos utensílios utilizados nos antigos fornos.

É oficial! A adpBEJA vai lançar uma colecção de postais alusivos a Beja. É uma colecção composta por 18 postais com fotografias de vários fotógrafos, profissionais e amadores, que retratam alguns dos locais icónicos da cidade. A adpBEJA lança esta colecção para mostrar Beja e mostrar o trabalho das suas gentes, que tem valor e é original. 

Os sócios actuais e aqueles que efectuarem a sua inscrição de sócio, podem fazer a pré-reserva desta colecção através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O valor é de 12,00€ e pode ser pago através de transferência bancária ou na sede a adpBEJA, na Rua Capitão João Francisco de Sousa nº30 1º. Para envios por correio acresce os portes de envio no valor de 4,00€.

Torne-se sócio da adpBEJA através do seguinte formulário: clique aqui 

A adpBEJA em parceria com a Câmara Municipal de Beja tem neste momento em exposição uma mostra de fotografia de grandes dimensões com 8 cubos gigantes espalhados pelo centro histórico. Este projecto, que integra a iniciativa BEJA NA RUA, pretende através de pequenos pormenores da cidade convidar os bejenses e os forasteiros a conhecer ou redescobrir Beja, através dos detalhes, os seus monumentos, as suas pessoas, os seus lugares. Nestes fins de tarde de Verão, aproveitando o fresco, convidamos a uma caminhada pelo centro e ir reencontrando a cidade. A caça ao tesouro pode começar pelas Portas de Aljustrel, passando pelo Largo de São João, a Praça e o Museu regional, depois é aproveitar a descida dos táxis e terminar em frente à Pousada de São Francisco. É aproveitar.

adpBEJA no Facebook

Apoios e Parcerias

A adpBEJA nas actividades que realiza conta com o precioso apoio das seguintes instituições, sem elas não seria possível desenvolver o nosso trabalho.