Festa do Azulejo 2020

Festa do Azulejo de Beja! Festejar o Azulejo! Festejar Beja!

Festa do Azulejo 2020 Eventos adpBeja

2020/04/27
2020/05/17
Passed Event

Em 1467 a Infanta D. Brites encomenda para o seu Palácio dos Infantes, em Beja, azulejos das oficinas de Manizes, Valência. Um novo elemento artístico e decorativo entra em Portugal, e depois forra paredes, pavimentos e tectos de uma nova arquitectura nacional, conhecida como o Manuelino-Mudéjar. 

Daqui, desta cidade de milénios, se inicia a introdução daquela que é considerada a arte primeira de Portugal, a sua arte azulejar, que decora, ainda no mesmo século o convento de Jesus em Setúbal, o palácio de Sintra e a quinta da Bacalhôa em Azeitão. Querendo consolidar a divulgação do azulejo, considerado a arte portuguesa por excelência, e os 5 séculos de azulejaria in situs em Beja, a única cidade Portuguesa onde tal acontece, 

A adpBEJA organiza a FESTA do AZULEJO de BEJA | SOS AZULEJO com a participação de todas as escolas do concelho de Beja. Mais de 2.500 crianças e jovens e professores, juntam-se na PRAÇA da REPÚBLICA, em MAIO, e mostram ao mundo a riqueza patrimonial da cidade de Beja. Exposições, montagem de puzzles, peddy paper, visitas guiadas, música, animação de rua e oficinas de pintura de azulejos compõem e preenchem uma manhã cheia de luz na Praça da República.

Quando a Assembleia da República aprova, em 2017, um dia nacional do azulejo, nesta cidade de BEJA, as escolas já estão desde 2014 a sensibilizar os jovens e a criar novas obras, tendo como base a sua arte azulejar.