Após mais de 40 anos perdido na memória de algumas das pessoas mais velhas, parte da população de Beja, a Associação de Defesa do Património de Beja, em parceria coma União de Freguesias de Santiago Maior e S. João Batista e a Câmara Municipal de Beja, tem orgulho em informar que o forno da Ti Bia Gadelha na Rua das Ferrarias, vai reabrir!

O forno comunitário onde várias famílias assavam o seu pão, feito com farinha comprada nos moinhos situados na entrada da cidade, amassado, levedado, esticado e moldado em casa, era um ponto de encontro diário para muitas pessoas, 7 dias por semana.

Também conhecido como Tia Maria do Forno, em épocas festivas como na Páscoa, a forneira cozia folares e costas e, por vezes, cabeças de borrego e batata doce, fazendo as delicias das famílias bejenses nos dias mais especiais do ano.

Assada em lenhas de esteva, a carne adquire um sabor e cheiro incomparável! Algo que poderá ver (e fazer) no forno da Ti Bia Gadelha, bem como aprender a cozer o seu próprio pão. Teremos 2 padeiros disponíveis para ensinar esta arte com séculos de história, bem como alguns restaurantes locais a assarem as suas carnes aqui.

Para complementar esta maravilhosa (re) nova (da) experiência, aproveite para assar o seu próprio pão, e saboreá-lo. Será ainda melhor, se acompanhado de algumas das nossas iguarias tradicionais, como enchidos, queijo, ou um vinho alentejano.

Venha (re) conhecer, (re) viver e (re) aprender esta arte tradicional e atemporal! 

Apoios e Parcerias

A adpBEJA nas actividades que realiza conta com o precioso apoio das seguintes instituições, sem elas não seria possível desenvolver o nosso trabalho.